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Big Data Analytics


Há alguns anos, um número cada vez maior de organizações, de diversos portes e segmentos, vem empregando a filosofia de Big Data Analytics como ferramenta de apoio estratégico.O objetivo é simples: melhorar seus processos de trabalho e adquirir insights valiosos acerca das tendências de mercado, comportamento dos consumidores e suas expectativas.Todos esses indicativos representam para as corporações a possibilidade de tomar decisões mais precisas e, sobretudo, antecipadas à concorrência. Decisões que, em um cenário de extrema competitividade, podem ser o divisor entre o sucesso e a estagnação do seu negócio.Se você não quer ser colocado à margem na disputa pela liderança de seu segmento, vale a pena investir alguns minutinhos de seu tempo na leitura deste artigo e descobrir um pouco mais sobre o poder dessa ferramenta fenomenal para o seu negócio.

Matérias-primas de Big Data Analytics

Big Data Analytics é o trabalho analítico e inteligente de grandes volumes de dados, estruturados ou não-estruturados, que são coletados, armazenados e interpretados por softwares de altíssimo desempenho. Trata-se do cruzamento de uma infinidade de dados do ambiente interno e externo, gerando uma espécie de “bússola gerencial” para tomadores de decisão. Tudo isso, é claro, em um tempo de processamento extremamente reduzido.Algumas das fontes usadas por um software de Big Data Analytics:Dados extraídos de ferramentas de Inteligência de Negócios (Business Intelligence - BI);Arquivos de log de servidores web;Conteúdos de mídias sociais;Relatórios empresariais;Textos de e-mails de consumidores à empresa;Indicadores macroeconômicos;Pesquisas de satisfação;Estatísticas de ligações celulares capturadas por sensores conectados à “internet das coisas”;Bases de dados das empresas de cartão de crédito;Programas de fidelidade;Reviews de produtos nos sites das empresas.

As vantagens comerciais de Big Data Analytics

Ao extrair e combinar resultados de todas as fontes listadas no tópico anterior, soluções de Big Data Analytics podem entregar informações extremamente importantes para a melhoria do desempenho de qualquer tipo de empresa no mercado. Curioso para entender como isso acontece? O ponto de partida é a viabilização de análises profundas de um público por região. Ao saber quais são os produtos mais procurados e desejados em um determinado local, é possível direcionar as vendas para aquele lugar e até mesmo melhorar o sistema de logística para tornar o atendimento mais eficiente (lembrando que tudo isso pode acontecer em tempo real).Entendendo melhor o perfil do consumidor de uma determinada área, é possível ainda contratar um tipo de mão de obra especializada em lidar com aquele público. Por exemplo: o cliente que entra em uma determinada loja do centro da cidade pode ser diferente daquele que entra em outra loja, da mesma marca, em outra região.

Identificação de padrões precisos

Outra vantagem expressiva do uso de Big Data Analytics é que, ao identificar o perfil de um determinado público (não apenas por região, como já citado, mas também por poder de consumo, por hábitos ou por idade), sua empresa é capaz de entregar ofertas de produtos e serviços super personalizados para variados tipos de cliente – como acontece em lojas virtuais, onde ao mostrar interesse por um livro acabamos recebemos ofertas de outros semelhantes.As segmentações, gradativamente mais personalizadas, do público-alvo das empresas, diminuem as chances de comunicações e ofertas genéricas para um consumidor cada vez mais exigente.

Análise de concorrência

Por conseguir prever e entender alguns movimentos de consumo de um determinado público, a análise dos dados com ferramentas de Big Data Analytics também ajuda a apontar caminhos diferentes e mais eficientes daqueles percorridos pela sua concorrência. Dessa forma, é possível criar promoções específicas e até aumentar o estoque de algum produto que venha a ser mais procurado.

Desenvolvimento de produtos

Com a utilização de ferramentas de Big Data Analytics, as empresas conseguem desenvolver produtos capazes de realmente se conectarem aos consumidores.A coleta de insights concretos produzidos pelos consumidores, por meio da mineração de dados, gera um maior conhecimento acerca deles (o que abrange suas ambições, personalidades e preferências) e também sobre o que eles acham das marcas. Com essas informações, torna-se possível desenvolver uma mercadoria ou serviço que seja, de fato, uma solução para eles.

Data-driven Marketing

O mundo dos negócios está cada vez mais baseado em dados e métricas para auxiliar nas tomadas de decisão, e o marketing das empresas não foge a esta regra. Ferramentas de Big Data Analytics ajudam gestores e equipes de marketing a analisarem os imensos volumes de dados gerados por ações e campanhas – se focarmos apenas em marketing digital, podemos falar de leads, cliques, views, oportunidades, conversões e mais uma dezena de métricas – e extraírem desse montante informações valiosas para estratégias futuras.Desta forma, é possível mapear assertivamente o que está dando resultado, o que pode ser alterado ou descartado e, consequentemente, otimizar o ROI do marketing das empresas.

Diminuição do churn (saída de clientes)

Clientes propensos a cancelar a utilização de um produto ou serviço fornecem indicações sutis, por meio do seu comportamento, de que estão prestes a suspender as atividades. Big Data Analytics, por meio do desenvolvimento do perfil 360º de públicos-alvo, ajuda as empresas a identificarem estes sinais de forma preditiva e a terem tempo de agir para evitar a perda do consumidor.De posse dos dados e insights gerados pela análise preventiva, torna-se possível estruturar na sua empresa um modelo de prevenção de churn. Esta é a ferramenta que lhe fornecerá índices que servirão como base para disparar ações focadas naqueles clientes que são possibilidades reais de abandono, fazendo com que seus esforços tenham resultados otimizados.

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